quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Prevenção agora faz parte do curso de medicina da UNCISAL
O trabalho vem sendo desenvolvido por meio de ações articuladas pelo Prof. Dr. Claudio Soriano, Presidente da Sociedade Alagoana de Pediatria e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente de Alagoas. A parceria com a CRIANÇA SEGURA iniciou-se em 2008 quando a ONG esteve em Maceió para realizar uma oficina sobre prevenção de acidentes por meio de seu Programa Formação de Mobilizadores.
Essa articulação resultou no engajamento de instituições parceiras que já demonstram avanços em direção à causa, caso das ações do comitê estadual de prevenção de acidentes de trânsito, das reuniões do Pacto Um Mundo Melhor para Crianças e Adolescentes em parceria com o UNICEF, e das Conferências Regionais dos Direitos da Criança e do Adolescente em Alagoas.
A iniciativa teve como resultado a implantação do projeto de extensão denominado “Cuidadores de Crianças”, com o objetivo de capacitar e apoiar profissionais que cuidam de crianças de zero a seis anos em creches, casas de doação e pré-escolares, como também para mães e líderes comunitários – por meio de uma parceria com a Pastoral da Criança e outras organizações não governamentais.
Ações em Maceió
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Entrevista
O educador Wagner Checon representa o Colégio Integral de Itatiba, em São Paulo, e junto com outros professores de sua instituição de ensino é participante do E-learning, um curso sobre prevenção de acidentes feito à distância e dedicado exclusivamente a educadores e gestores de escolas.
Na entrevista abaixo, Wagner fala sobre a importância da abordagem do tema em sala de aula e sobre os avanços já conquistados por sua escola após o curso.
Essa é mais uma experiência positiva blogada pela CRIANÇA SEGURA!
CRIANÇA SEGURA – Porque você acredita que a prevenção de acidentes deve ser encarada como prioridade pelos educadores?
Wagner Checon - Basta um olhar atento ao nosso redor no dia a dia, nas ruas, no trânsito e até mesmo em nosso lar para perceber o descaso e a imprudência com que tratamos a prevenção de acidentes com as crianças (e adultos!). Acredito que isso aconteça por total (ou parcial) falta de informação e por que não dizer, formação no que se refere a prevenção de acidentes. Creio que a maioria dos adultos de hoje, com raras exceções, só tiveram contato com o assunto durante a obtenção da habilitação para condução de veículos, em campanhas institucionais ou infelizmente após uma pessoa próxima ter sofrido algum tipo de acidente.
Acredito que isso possa ser mudado a médio e longo prazo com um trabalho de formação, com a criação de uma "cultura de prevenção" nas crianças (que serão os adultos nos próximos anos) e ninguém melhor que o educador que tem o espaço e a oportunidade para realizar essa ação de maneira metódica e contínua. Não esquecendo: isso só ocorrerá se for devidamente organizado e planejado antes do período letivo.
Que tipo de ações o Colégio Integral de Itatiba vem desenvolvendo na área da prevenção de acidentes?
Neste ano implementamos um treinamento de prevenção de acidentes com crianças para todos os funcionários do Ensino fundamental I e da Educação Infantil com duração de seis horas em dois dias e sua conclusão foi um tour pelo colégio com a finalidade de perceber e melhorar a segurança nos locais de convívio e lazer de nossos alunos, inclusive andando agachados para obter um olhar da criança em relação ao ambiente. Também trabalhamos com projetos no Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças e na Semana Nacional do Trânsito (agosto e setembro). Adotamos a metodologia de enviar boletins e bilhetes orientando os cuidados na escolha de brinquedos (dia da criança) e no equipamento obrigatório para utilização da bicicleta e afins.
Como se iniciou e como vem se desenvolvendo a participação do Colégio Integral de Itatiba no programa de educação a distância da ONG CRIANÇA SEGURA? Quantos profissionais estão envolvidos?
O meu primeiro contato com a organização foi num curso de gestão promovido pela Iesde no ano de 2008. Eu entrei no site e me cadastrei, baixei todos os arquivos e coloquei a disposição de meus professores, inclusive enviando os newsletters para todos. Infelizmente poucos adotavam uma postura participativa. Tudo isso começou a mudar com o curso, pois tenho quatro professoras fazendo o curso e a cada módulo trazem novidades e despertam o interesse dos outros. Contam com meu apoio já que também faço o curso e vivo sugerindo novos procedimentos. Hoje vários professores (e funcionários)adotam projetos e atitudes que envolvam a prevenção de acidentes em sala de aula.
Veja a entrevista na íntegra.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
São José dos Campos/SP - a organização realizou uma oficina em parceria com a EHS, equipe de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Johnson & Johnson. Os menores aprendizes que participam do encontro são colaboradores do Parque Industrial da Johnson & Johnson e alunos da FUNDHAS - Fundação Helio Augusto de Souza, instituição sem fins lucrativos, criada e mantida pela prefeitura de São José dos Campos que atende crianças e adolescentes de 7 a 18 anos provenientes de classes menos favorecidas ou de baixa renda. O objetivo do encontro foi promover a sensibilização e educação dos jovens para a segurança no trânsito, com ênfase na questão de mobilidade cidadã, nos atropelamentos, responsabilidades da direção de veículos, uso de dispositivos de segurança no carro e responsabilidades e competências para quem deseja adquirir sua primeira CNH.
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Resultados e fotos do Dia da Prevenção...
Em Sairé/PE, como já visto aqui, funcionários e mães de crianças assistidas pela Creche Municipal Maria da Paz, reuniram-se para apresentação de 10 vídeos e reflexão sobre os temas expostos. Toda a ação foi organizada pela equipe do Centro de Referência da Assistência Social- CRAS.
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Balanço Positivo!
23 instituições espalhadas pelo País aderiram à campanha; mais de 50 veículos de comunicação divulgaram o tema, a página da CRIANÇA SEGURA recebeu mais de 40 mil visitações no período e 20 sites parceiros divulgaram o banner da campanha voluntariamente! Veja mais.
Estamos comemorando esses resultados. Quer saber o motivo? Tanta mobilização só demonstra que esta causa, tão urgente, está sendo vista com mais seriedade e atenção por toda a sociedade.
A CRIANÇA SEGURA agradece aos parceiros que fizeram parte desta campanha.
Parabéns a todos!
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Escolas também aderem ao Dia da Prevenção!
Florianópolis/SC - Centro Educacional Triângulo Catarinense– todas as turmas fizeram ações relacionadas ao tema, como desenhos, maquetes, pesquisas e palestras. Os pais também se engajaram e graças a esse envolvimento, a data também foi destaque em programas de rádio e TV locais. A campanha também foi encaminhada aos Secretários de Educação do Município e Estado para que outras escolas pudessem fazer parte da mobilização!
Itatiba/SP – Colégio Integral de Itatiba – O tema foi compartilhado com todos os funcionários e professores (120 no total) que posteriormente participaram de uma dinâmica para detectar os riscos da escola e das próprias salas de aula e propor soluções. Todas as turmas desenvolveram atividades ligadas ao tema que deram origem a apresentações, cartazes e folders. Os alunos também participaram de palestra apresentada pelo Corpo de Bombeiros. Para os pais, a escola desenvolveu um folder para orientá-los na hora da escolha dos brinquedos para o mês de outubro.
Laranjal Paulista/SP – Escola de Recreação Infantil “Vovó Carmela”– durante todo o dia 28, Dia do Voluntário na cidade, a causa da prevenção de acidentes recebeu destaque. Foram impressos e distribuídos folhetos em diversos estabelecimentos e a instituição fez orientações sobre a causa durante o evento. O setor de Assistência Social do município também aderiu a campanha! O tema também foi amplamente divulgado por veículos e parceiros locais. Veja foto de material desenvolvido:
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças
Vale do Paraíba/SP - a organização realiza atividades e participa de eventos do dia 25 ao dia 30 de agosto. Está prevista uma oficina voltada a profissionais de diversas áreas na cidade de São José dos Campos e uma exposição de mensagens de prevenção que ficarão distribuídas em locais públicos nas cidades de São José dos Campos, Jacareí e Taubaté. Saiba mais.
São Paulo/SP- A CRIANÇA SEGURA será a organização beneficiada por um bazar promovido pela Mulher de A a Z e o Tênis Clube Paulista, que acontece no dia 30 de agosto. No bazar, estarão a venda cosméticos, moda masculina, feminina e infantil e muitos outros artigos. Além de fazer boas compras, os visitantes também poderão participar de apresentações sobre o uso correto da cadeirinha no veículo e prevenção de acidentes no ambiente doméstico. A entrada é franca e o evento acontece no Tênis Clube Paulista, das 10 as 20 horas. Mais informações.
Curitiba/PR - de 24 a 27 de agosto, a CRIANÇA SEGURA fará um oficina para guardas municipais da Secretaria Municipal da Defesa Social. O encontro, que tem como objetivo principal disseminar a causa para potenciais multiplicadores, antecede o Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças e será mais uma oportunidade para reforçar a causa na cidade. Saiba mais.
Salvador/BA - A CIPE-BA – Associação Bahiana de Cirurgia Pediátrica, o SAMU de Salvador, as Ligas de Trauma da Faculdade Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Faculdade de Medicina da Bahia/UFBA e da Faculdade de Medicina da FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciência) e o órgão municipal de controle de trânsito, Transalvador também aderiram à campanha! Cirurgiões Pediátricos, estudantes de Medicina, além de médicos e enfermeiros do SAMU estarão reunidos no dia 30 de agosto, em um parque da cidade, para orientar as famílias sobre os principais riscos de acidentes no trânsito. Veja mais detalhes.
Recife/PE - A CRIANÇA SEGURA realiza oficina nos dias 28 e 29 de agosto, em parceria com a Faculdade Integrada de Pernambuco, voltada a profissionais do SAMU Metropolitano de 16 municípios da Região Metropolitana, além de outros profissionais da área de saúde e estudantes de enfermagem da própria faculdade. Saiba mais.
Uberlândia/MG - a cidade também aderiu à campanha com a iniciativa da empresa Kanguruh Uberlândia, e apoio do Departamento de Pediatria do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, Hospital e Maternidade MadreCor e unidades de Atendimento Integrado da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Uberlândia. Enquanto aguardam nas salas de espera dessas unidades de saúde, pacientes e familiares vão receber informações sobre prevenção de acidentes com crianças. Veja.
- Números de mortes de crianças por acidentes apresenta redução de 17% em sete anos. Leia mais.
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Cariacica/ES
Em novembro de 2008, representantes destas instituições e professores de escolas públicas locais participaram de uma oficina específica sobre prevenção de acidentes de trânsito, realizada pela CRIANÇA SEGURA. Após a oficina, a Prefeitura procurou a Polícia Rodoviária para que a ação tivesse continuidade, dessa vez dentro das próprias escolas. Hoje 10 escolas estão envolvidas neste projeto, sendo que em seis delas já foram realizadas mesas-redondas sobre o tema que sensibilizaram 126 professores e 5 mil alunos consequentemente.
A inspetora da Polícia Rodoviária Federal, Richeli Freitas Bárbara, explica a importância do trabalho: “É na escola que essas crianças têm sua primeira vivência de trânsito. Se esse aluno não respeita os limites de velocidade nas brincadeiras com os colegas ou mesmo não compreende a vulnerabilidade de uma criança menor, por exemplo, poderá replicar essas situações, futuramente, no trânsito”. Para ela, a educação de trânsito é um tema imprescindível nas escolas que pode ser inserido diariamente entre tantos outros assuntos abordados. “Nosso objetivo é que o professor possa incluir no projeto político pedagógico da escola, sem ter que criar mais uma demanda de trabalho, mas também sem deixar o tema de lado.”, reforça Richeli.
terça-feira, 30 de junho de 2009
Experiência positiva em Alagoas
Entre os destaques está a parceria com o UNICEF no Pacto da Criança do Semi-Árido Nordestino nas cidades do interior de Alagoas, e a parceria com o Corpo de Bombeiros que contemplou 400 crianças no mês de janeiro por meio do projeto Golfinho. A prevenção de acidentes também se tornou tema do curso Cuidadores de Criança, voltado a profissionais que atuam em abrigos de adoção. Na experiência piloto, 30 cuidadores de 2 abrigos de Maceió foram capacitados. No segundo semestre este projeto ainda vai atingir as creches e escolas da rede infantil do município. Além disso, na UNCISAL já existe um núcleo de pesquisa voltado à prevenção de acidentes que contribuirá com ações coordenadas junto aos alunos de graduação e atividades com a comunidade, como por exemplo, o projeto de extensão universitária “Voluntários pela Valorização da Vida” que atua nas escolas públicas junto aos educadores e o projeto de capacitação dos profissionais de saúde no tema, realizado em parceria com a Sociedade Alagoana de Pediatria.