quarta-feira, 30 de setembro de 2009


Educação para o trânsito foi o tema de mais uma Semana Nacional do Trânsito, campanha prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro que aconteceu 18 a 25 de setembro.

A CRIANÇA SEGURA aproveitou esta campanha para gerar alerta sobre a principal causa de morte de crianças e adolescentes de 1 a 14 anos no Brasil, os acidentes de trânsito. Por isso, organizou ações em São Paulo/SP, em São José dos Campos/SP, em Belém/PA e Campo Grande/MS.

Veja abaixo pequenos resumos destas ações e clique no link para saber mais detalhes:

São Paulo/SP - a organização mobilizou 35 instituições parceiras, que desenvolveram atividades de conscientização para o trânsito, direcionadas a 5.567 crianças e adolescentes de comunidades das zonas norte, sul e leste da cidade de São Paulo e Cotia, município vizinho da cidade. Para abrir a Semana, a CRIANÇA SEGURA lançou o DVD “As Incríveis Aventuras do Super Pedestre”, uma ferramenta pedagógica distribuída a ONGs parceiras para que o tema da prevenção dos acidentes de trânsito seja trabalhado entre as crianças e adolescentes assistidos. O DVD conta com cinco histórias animadas que abordam reflexões sobre os temas direitos e deveres no trânsito, áreas de lazer, uso do espaço público, álcool e drogas, e stress no trânsito. As ações contam com o patrocínio da FedEx, empresa parceira da organização desde 2002 nas atividades de prevenção de acidentes de trânsito em São Paulo.

São José dos Campos/SP - a organização realizou uma oficina em parceria com a EHS, equipe de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Johnson & Johnson. Os menores aprendizes que participam do encontro são colaboradores do Parque Industrial da Johnson & Johnson e alunos da FUNDHAS - Fundação Helio Augusto de Souza, instituição sem fins lucrativos, criada e mantida pela prefeitura de São José dos Campos que atende crianças e adolescentes de 7 a 18 anos provenientes de classes menos favorecidas ou de baixa renda. O objetivo do encontro foi promover a sensibilização e educação dos jovens para a segurança no trânsito, com ênfase na questão de mobilidade cidadã, nos atropelamentos, responsabilidades da direção de veículos, uso de dispositivos de segurança no carro e responsabilidades e competências para quem deseja adquirir sua primeira CNH.

Belém/PA - em parceria com o DETRAN/PA, a CRIANÇA SEGURA esteve na cidade para uma oficinas voltada a profissionais de educação e trânsito. No estado, segundo dados mais atuais do Ministério da Saúde (2007), dos 264 acidentes fatais com crianças até 14 anos, 88 ocorreram no trânsito. O encontro aconteceu no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Campo Grande/MS - o curso “a criança como pedestre" aconteceu em parceria com a AGETRAN – Agência Municipal de Transporte e Trânsito na na Escola de Governo. O encontro envolveu profissionais das áreas de educação, saúde e trânsito da AGETRAN, Secretaria de Estado da Saúde, Polícia Rodoviária Federal, DETRAN e CIPTRAN (Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito). No Mato Grosso do Sul, segundo dados mais atuais do Ministério da Saúde (2007), dos 95 acidentes fatais com crianças até 14 anos, 32 ocorreram no trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário