segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Escolas também aderem ao Dia da Prevenção!

Escolas espalhadas pelo Brasil também aderiram ao Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças!

Florianópolis/SC - Centro Educacional Triângulo Catarinense– todas as turmas fizeram ações relacionadas ao tema, como desenhos, maquetes, pesquisas e palestras. Os pais também se engajaram e graças a esse envolvimento, a data também foi destaque em programas de rádio e TV locais. A campanha também foi encaminhada aos Secretários de Educação do Município e Estado para que outras escolas pudessem fazer parte da mobilização!

Itatiba/SP – Colégio Integral de Itatiba – O tema foi compartilhado com todos os funcionários e professores (120 no total) que posteriormente participaram de uma dinâmica para detectar os riscos da escola e das próprias salas de aula e propor soluções. Todas as turmas desenvolveram atividades ligadas ao tema que deram origem a apresentações, cartazes e folders. Os alunos também participaram de palestra apresentada pelo Corpo de Bombeiros. Para os pais, a escola desenvolveu um folder para orientá-los na hora da escolha dos brinquedos para o mês de outubro.

Laranjal Paulista/SP – Escola de Recreação Infantil “Vovó Carmela”– durante todo o dia 28, Dia do Voluntário na cidade, a causa da prevenção de acidentes recebeu destaque. Foram impressos e distribuídos folhetos em diversos estabelecimentos e a instituição fez orientações sobre a causa durante o evento. O setor de Assistência Social do município também aderiu a campanha! O tema também foi amplamente divulgado por veículos e parceiros locais. Veja foto de material desenvolvido:


quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças

Vem aí o Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças, data instituída pela CRIANÇA SEGURA para gerar alerta para esta causa tão importante! A data, que será lembrada no dia 30 de agosto, contará com ações especiais da ONG CRIANÇA SEGURA e com atividades de instituições espalhadas pelo País que já aderiram à campanha! Veja abaixo um resumo dessas ações e entre no site da CRIANÇA SEGURA para ver os detalhes.

Vale do Paraíba/SP - a organização realiza atividades e participa de eventos do dia 25 ao dia 30 de agosto. Está prevista uma oficina voltada a profissionais de diversas áreas na cidade de São José dos Campos e uma exposição de mensagens de prevenção que ficarão distribuídas em locais públicos nas cidades de São José dos Campos, Jacareí e Taubaté. Saiba mais.

São Paulo/SP- A CRIANÇA SEGURA será a organização beneficiada por um bazar promovido pela Mulher de A a Z e o Tênis Clube Paulista, que acontece no dia 30 de agosto. No bazar, estarão a venda cosméticos, moda masculina, feminina e infantil e muitos outros artigos. Além de fazer boas compras, os visitantes também poderão participar de apresentações sobre o uso correto da cadeirinha no veículo e prevenção de acidentes no ambiente doméstico. A entrada é franca e o evento acontece no Tênis Clube Paulista, das 10 as 20 horas. Mais informações.
Também em São Paulo/SP, na região Noroeste da cidade que abrange os bairros de Jaraguá, Pirituba, Perus, Anhanguera, São Domingos e Brasilândia, o Hospital de Taipas organizou exposição de cartazes sobre acidentes, disponibilização de material informativo, roda de conversa, atividades com as crianças internadas, pais e acompanhantes. Informações.

Curitiba/PR - de 24 a 27 de agosto, a CRIANÇA SEGURA fará um oficina para guardas municipais da Secretaria Municipal da Defesa Social. O encontro, que tem como objetivo principal disseminar a causa para potenciais multiplicadores, antecede o Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças e será mais uma oportunidade para reforçar a causa na cidade. Saiba mais.
Além da CRIANÇA SEGURA, outros dois parceiros desenvolverão ação para a data. O Hospital Vita, que realizará palestras sobre prevenção de acidentes nos dias 24 e 26 de agosto e a Oi Oi Cara de Boi, loja de artigos infantis que fará orientação sobre uso da cadeirinha nos parques movimentados da cidade. Mais informações.

Salvador/BA - A CIPE-BA – Associação Bahiana de Cirurgia Pediátrica, o SAMU de Salvador, as Ligas de Trauma da Faculdade Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Faculdade de Medicina da Bahia/UFBA e da Faculdade de Medicina da FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciência) e o órgão municipal de controle de trânsito, Transalvador também aderiram à campanha! Cirurgiões Pediátricos, estudantes de Medicina, além de médicos e enfermeiros do SAMU estarão reunidos no dia 30 de agosto, em um parque da cidade, para orientar as famílias sobre os principais riscos de acidentes no trânsito. Veja mais detalhes.

Recife/PE - A CRIANÇA SEGURA realiza oficina nos dias 28 e 29 de agosto, em parceria com a Faculdade Integrada de Pernambuco, voltada a profissionais do SAMU Metropolitano de 16 municípios da Região Metropolitana, além de outros profissionais da área de saúde e estudantes de enfermagem da própria faculdade. Saiba mais.

Uberlândia/MG - a cidade também aderiu à campanha com a iniciativa da empresa Kanguruh Uberlândia, e apoio do Departamento de Pediatria do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, Hospital e Maternidade MadreCor e unidades de Atendimento Integrado da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Uberlândia. Enquanto aguardam nas salas de espera dessas unidades de saúde, pacientes e familiares vão receber informações sobre prevenção de acidentes com crianças. Veja.
São Lourenço/MG - A Prefeitura de São Lourenço/MG, por meio de seu Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (SLTRANS) irá realizar ações voltadas à comunidade tendo como foco a prevenção dos acidentes de trânsito. Haverá apresentação de maquete, onde os agentes de trânsito simularão as diversas situações de perigo para as crianças, exposição de cartazes informativos e exibições de desenhos e filmes que incentivam o comportamento seguro da criançada. Mais informações.
Sairé/PE - O Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, órgão ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social de Sairé/PE, também aderiu à campanha do Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças. No dia 28 de agosto, a equipe do CRAS estará reunida com pais de crianças de 0 a 3 anos de idade das comunidades do Vale Verde, Campo e Abrigo para uma palestra sobre a importância da prevenção dos acidentes com crianças. O encontro acontece na Creche Municipal Maria da Paz, a partir das 8 horas. Além dos pais das crianças atendidas, o encontro irá envolver também os próprios funcionários da creche. Veja mais.
Santa Catarina - A Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina irá focar esforços para prevenir acidentes de trânsito principalmente, orientando sobre a importância do uso da cadeirinha no banco traseiro. Além de fiscalização específica, haverá distribuição de panfletos educativos nas unidades operacionais instaladas ao longo das rodovias federais catarinenses.

- Números de mortes de crianças por acidentes apresenta redução de 17% em sete anos. Leia mais.