sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Entrevista

Educador participante do curso a distância da prevenção de acidentes com crianças fala da importância da abordagem do tema em sala de aula!

O educador Wagner Checon representa o Colégio Integral de Itatiba, em São Paulo, e junto com outros professores de sua instituição de ensino é participante do E-learning, um curso sobre prevenção de acidentes feito à distância e dedicado exclusivamente a educadores e gestores de escolas.

Na entrevista abaixo, Wagner fala sobre a importância da abordagem do tema em sala de aula e sobre os avanços já conquistados por sua escola após o curso.

Essa é mais uma experiência positiva blogada pela CRIANÇA SEGURA!

CRIANÇA SEGURA – Porque você acredita que a prevenção de acidentes deve ser encarada como prioridade pelos educadores?

Wagner Checon -
Basta um olhar atento ao nosso redor no dia a dia, nas ruas, no trânsito e até mesmo em nosso lar para perceber o descaso e a imprudência com que tratamos a prevenção de acidentes com as crianças (e adultos!). Acredito que isso aconteça por total (ou parcial) falta de informação e por que não dizer, formação no que se refere a prevenção de acidentes. Creio que a maioria dos adultos de hoje, com raras exceções, só tiveram contato com o assunto durante a obtenção da habilitação para condução de veículos, em campanhas institucionais ou infelizmente após uma pessoa próxima ter sofrido algum tipo de acidente.
Acredito que isso possa ser mudado a médio e longo prazo com um trabalho de formação, com a criação de uma "cultura de prevenção" nas crianças (que serão os adultos nos próximos anos) e ninguém melhor que o educador que tem o espaço e a oportunidade para realizar essa ação de maneira metódica e contínua. Não esquecendo: isso só ocorrerá se for devidamente organizado e planejado antes do período letivo.

Que tipo de ações o Colégio Integral de Itatiba vem desenvolvendo na área da prevenção de acidentes?

Neste ano implementamos um treinamento de prevenção de acidentes com crianças para todos os funcionários do Ensino fundamental I e da Educação Infantil com duração de seis horas em dois dias e sua conclusão foi um tour pelo colégio com a finalidade de perceber e melhorar a segurança nos locais de convívio e lazer de nossos alunos, inclusive andando agachados para obter um olhar da criança em relação ao ambiente. Também trabalhamos com projetos no Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças e na Semana Nacional do Trânsito (agosto e setembro). Adotamos a metodologia de enviar boletins e bilhetes orientando os cuidados na escolha de brinquedos (dia da criança) e no equipamento obrigatório para utilização da bicicleta e afins.

Como se iniciou e como vem se desenvolvendo a participação do Colégio Integral de Itatiba no programa de educação a distância da ONG CRIANÇA SEGURA? Quantos profissionais estão envolvidos?

O meu primeiro contato com a organização foi num curso de gestão promovido pela Iesde no ano de 2008. Eu entrei no site e me cadastrei, baixei todos os arquivos e coloquei a disposição de meus professores, inclusive enviando os newsletters para todos. Infelizmente poucos adotavam uma postura participativa. Tudo isso começou a mudar com o curso, pois tenho quatro professoras fazendo o curso e a cada módulo trazem novidades e despertam o interesse dos outros. Contam com meu apoio já que também faço o curso e vivo sugerindo novos procedimentos. Hoje vários professores (e funcionários)adotam projetos e atitudes que envolvam a prevenção de acidentes em sala de aula.

Veja a entrevista na íntegra.