terça-feira, 30 de junho de 2009

Experiência positiva em Alagoas

A causa vem recebendo atenção especial por meio de ações articuladas pelo Prof. Dr. Claudio Soriano, médico pediatra, pró-reitor de extensão da UNCISAL - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e Presidente da Sociedade Alagoana de Pediatria. A parceria com a CRIANÇA SEGURA iniciou-se em 2008 quando a ONG esteve em Maceió para realizar uma oficina sobre prevenção de acidentes por meio de seu Programa Formação de Mobilizadores. O encontro reuniu estudantes da Universidade, além de representantes do DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito, SMTT - Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, UFAL - Universidade Federal de Alagoas, Secretaria de Saúde, Pastoral da Criança, Policia Militar, Corpo de Bombeiros e deu início a uma série de ações com o objetivo de multiplicar a causa.

Entre os destaques está a parceria com o UNICEF no Pacto da Criança do Semi-Árido Nordestino nas cidades do interior de Alagoas, e a parceria com o Corpo de Bombeiros que contemplou 400 crianças no mês de janeiro por meio do projeto Golfinho. A prevenção de acidentes também se tornou tema do curso Cuidadores de Criança, voltado a profissionais que atuam em abrigos de adoção. Na experiência piloto, 30 cuidadores de 2 abrigos de Maceió foram capacitados. No segundo semestre este projeto ainda vai atingir as creches e escolas da rede infantil do município. Além disso, na UNCISAL já existe um núcleo de pesquisa voltado à prevenção de acidentes que contribuirá com ações coordenadas junto aos alunos de graduação e atividades com a comunidade, como por exemplo, o projeto de extensão universitária “Voluntários pela Valorização da Vida” que atua nas escolas públicas junto aos educadores e o projeto de capacitação dos profissionais de saúde no tema, realizado em parceria com a Sociedade Alagoana de Pediatria.

Resultados em Pernambuco

Em 2008, a CRIANÇA SEGURA fez uma parceria com o DETRAN/PE para realização de 04 oficinas que beneficiaram 80 técnicos e agentes das áreas da Educação e fiscalização do DETRAN e do Batalhão de Trânsito. Também em 2008, a CRIANÇA SEGURA fechou uma parceria com a PLAN Brasil, ONG voltada para a defesa dos direitos da criança. A iniciativa levou o tema da prevenção de acidentes para 225 pais e responsáveis de crianças atendidas pela PLAN nas comunidades de Charneca, Charnequinha, Mercês, Pontezinha e Ponte dos Carvalhos em Cabo de Santo Agostinho/PE. Foram 33 encontros no total. Durante as oficinas, cada participante construiu o seu mapa de risco, escrevendo, desenhando ou colando figuras que representassem a casa onde moram e os perigos nela encontrados. Posteriormente, os grupos construíram o seu “mapa dos sonhos” e como produto final o “mapa da segurança” com as adaptações e soluções possíveis para tornar os ambientes mais seguros para seus filhos.